segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Atividade 3

Resumo do artigo "Formação do Conhecimento Coletivo: O Papel do Professor em tempos de Web Arte e Copyleft"

A modernização das escolas com os computadores e a internet é um grande avanço para a educação no país. “Nunca se produziu tanto conhecimento e comparativamente, se conheceu tão pouco frente a sua totalidade. A ampliação do acesso à educação formal e aos meios de comunicação foi, sem dúvida, o estopim dessa explosão produtiva”, pois facilita o acesso a informações em um curto espaço de tempo, onde para se fazer uma pesquisa basta um click, já em livros levaria algumas. A internet possibilita fazer união de sons, imagens com movimentos, que os livros não permitem. Por essa razão, a internet é um meio mais atraente e eficaz, fazendo com que o tempo pareça ter acelerado. Com todas as vantagens que este meio oferece, por si só, não garante um bom aprendizado, necessitando da mediação continua do educador. Porém, cabe ao professor repensar o papel e os instrumentos da educação, bem como, o que se pretende dessa nova geração que, hoje, está nos bancos escolares. “A educação voltada para a cidadania ainda é, na prática, a educação voltada para as necessidades do mercado de trabalho.” “Tal fato, por si, explica o grande avanço na educação mediada por computador, em especial através da internet para dar atendimento às necessidades dos cursos de extensão e treinamento”.

Fonte: http://www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo3.pdf, artigo de Luíz Rogério da Silva, acessado em 04 de agosto de 2010.

Atividade 2

Atividade n°2
COMO ESCREVER NA INTERNET


“Sorria pisque chore ...

Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoções.
É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys.

Fale, não grite !

Mensagens em maiúscula são consideradas ofensivas.
Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar!
Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de sublinhar e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.

Seja objetivo

Seja claro, breve e objetivo. A maioria das pessoas na Internet vai lhe conhecer somente através do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se de que o conteúdo é de fácil leitura e compreensão para o seu público alvo. Nunca use dez palavras para expressar o que pode ser dito em cinco. Lembre-se de que quanto maior for sua mensagem menos pessoas a lerão.”
Fonte: http://www.torque.com.br/dicas/internet/netiqueta.htm acessado em 05 de agosto de 2010.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Introduçaõ a Netiqueta

  1. ale, não GRITE!

Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar!
Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.

Sorria :-) pisque ;-) chore &-( ...

Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoções.
É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente a suas